O melhor filme de Arnold Schwarzenegger no cinema
Nem Exterminador do Futuro ou um Tira no Jardim de Infância, o auge do astro de filmes de ação foi com outra produção cinematográfica

Quando se fala em Arnold Schwarzenegger e cinema normalmente a associação imediata que é feita é entre ele e Exterminador do Futuro. Não é para menos. O primeiro filme da franquia dirigido por James Cameron e lançado lá em 1984 elevou Arnold ao patamar de astro de cinema. E após esse filme aqueles que o sucederam ao longo dos anos 80 e início dos 90, Comando para Matar (1985), Predador (1987), Um Tira no Jardim de Infância (1990), Total Recall (1990), foram bilheterias arrasadoras.

Mas existe uma particularidade na carreira de Arnold Schwarzenegger no cinema. Por mais que ele seja lembrado como um dos maiores brucutus de todos os tempos, Arnold quis ser muito mais do que uma estrela de filmes de ação. Em pleno auge ele buscou e conseguiu se reinventar fazendo filmes de comédia. Algo surpreendente porque a comédia que fez não se baseava em piadas ou frases de efeito. O segredo estava no comportamento dele e nos contrastes evidenciados entre um homem de quase um metro e noventa e mais de cem quilos de puro músculo e o contexto das cenas que fazia.

Isso fica muito claro quando observamos aquele clássico da Sessão da Tarde, Irmãos Gêmeos lançado em 1988. Neste filme Arnold interpreta o educado e inteligente Julius Benedict. E contracena com Danny DeVito que faz o papel do baixinho charlatão Vicent. O encanto da comédia está justamente em fazer um brutamontes como Schwarzenegger ser irmão gêmeo de um ator como DeVito. Os dois não são fisicamente iguais, contrastam em valores, mas tem determinados trejeitos em comum, o que torna tudo engraçado. E, é claro, o roteiro e o ritmo do filme também são ótimos, o que ajuda a fazer do filme uma comédia leve e divertida.  

Dito tudo isso fica fácil se dizer qual o melhor filme da carreira de Arnold como astro do cinema. E a resposta vem em duas palavras: True Lies. E sabe por quê? Porque ele conseguiu pegar Schwarzenegger na sua melhor forma e uniu com maestria estes dois gêneros em que ele vinha atuando, ação e comédia, em um mesmo filme.  

Certo, agora vamos relembrar um pouco mais desta preciosidade cinematográfica. True Lies é um filme de ação e comédia dirigido por (adivinhem?) James Cameron, e lançado em 1994. Além de termos, claro, Arnold Schwarzenegger no papel principal, temos também Jamie Lee Curtis, Tom Arnold e Bill Paxton. Um detalhe curioso é que o longa-metragem norte-americano é uma refilmagem de um filme francês chamado La Totale! lançado alguns anos antes em 1991.

A trama de True Lies gira em torno de Harry Tasker, interpretado por Arnold, que é um agente secreto de uma organização do governo. Embora seja um espião altamente treinado, ele mantém uma vida dupla. Ao mesmo tempo que se envolve em missões arriscadas, explode capangas e dança tango, finge ser um pacato vendedor de computadores. Nem sua esposa Helen, interpretada pela Jamie Lee Curtis e nem sua filha imaginam que Harry tem uma vida de aventuras estilo James Bond.

Inclusive Helen sente que seu casamento se tornou monótono e anseia por um pouco mais de aventura. E devido a esse desejo, as coisas acabam mudando quando Harry descobre que a esposa pode estar envolvida carnalmente com outro suposto espião. Movido então por pelo incomodo de imaginar que está sendo traído, Harry usa seus recursos de espionagem para investigar sua própria esposa. Mas, no final das contas, o que ocorre é que Helen é acaba sendo puxada por acaso para o mundo de Harry. E juntos eles enfrentam um genérico grupo terrorista liderado por Salim Abu Aziz, que ameaça à segurança global com armas nucleares.

O grande trunfo de True Lies é que o filme se destaca pela sua mistura eficaz de ação e comédia. James Cameron, na época já tendo uma boa bagagem de experiencias cinematográficas e sendo exímio na produção de cenas de ação, conseguiu entregar sequências espetaculares. As melhores delas com certeza são a perseguição de Harry em cima de um cavalo em um hotel e a emocionante batalha final em uma ponte. O filme também não poupa nos efeitos especiais e explosões.

Além do mais a química do elenco é notável. Arnold Schwarzenegger, em um papel típico de herói de ação e espião, traz um carisma bruto e convincente como Harry Tasker. Jamie Lee Curtis, no entanto, rouba a cena com sua transformação de uma dona de casa entediada para uma parceira de ação audaciosa. Como não lembrar da cena em que ela dança de forma sensual e surpreendente para Harry em um quarto de hotel. Sua performance foi tão impactante que lhe rendeu um Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical. O filme também equilibra momentos de humor, principalmente através dos personagens secundários como Albert Gibson (Tom Arnold), o parceiro de Harry, que oferece alívio cômico com suas observações sarcásticas e situações engraçadas.

Apesar do sucesso e das qualidades, True Lies não escapa de críticas. Alguns apontam que o retrato dos terroristas é estereotipado e problemático, refletindo uma visão simplista e culturalmente insensível dos vilões árabes. Além disso, a premissa de um homem espionando sua esposa para testar sua lealdade pode ser vista como problemática e datada hoje em dia.

Mas, deixando de lado esses pequenos problemas, que de modo algum comprometem o filme, True Lies é uma mistura empolgante de ação de alto nível e comédia inteligente. Quando assisti na adolescência pela primeira vez o filme na Temperatura Máxima fiquei vidrado com aquilo que vi. As performances dos atores são memoráveis e cenas de ação inesquecíveis.

Talvez o filme não seja o mais lembrado de Arnold Schwargenegger porque, convenhamos, o papel de Exterminador é muito mais impactante — afinal se trata de uma máquina assassina enviada do futuro e que usa jaqueta de couro e óculos escuros. E na categoria de grandes heróis da espionagem já temos James Bond e Ethan Hunt. Porém, a parte desse detalhe, o equilíbrio entre ação e comédia, dois gêneros que Arnold dominou muito bem, fazem de True Lies o melhor dos filmes dele, e talvez último bom filme. O que veio depois com Um Herói de Brinquedo (1996), Batman e Robin (1997)e outros, deixa a desejar em relação a todo o potencial do astro. Já True Lies permanece um clássico dos anos 90.

True Lies (1994)
Direção: James Cameron
Roteiro: James Cameron e Randall Frakes 
Elenco: Arnold Schwarzenegger, Jamie Lee Curtis, Tom Arnold, Bill Paxton, Tia Carrere, Art Malik, Eliza Dushku, Grant Heslov, Charlton Heston
Duração: 141 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo ao Razão Cult

Se você gosta de filosofia, literatura e cinema, veio ao lugar certo. Aqui, você vai encontrar o melhor conteúdo sobre esses assuntos, redigido com esmero e a qualidade que todo leitor merece.

Redes sociais